quarta-feira, 8 de agosto de 2007

Eco Teológico

MISSÃO E VIDA: UNIDAS PARA EVANGELIZAR



A missão antes de ser tarefa a realizar é vida. Antes de sermos enviados à missão (fazer missão) é necessário existir, ser chamado à vida. Por isso, Deus nos amou antes da criação do mundo.
Somos chamados à vida, chamados pelo próprio Deus como pessoas de sua confiança conforme seu projeto e para seu projeto.
Em seguida somos chamados para a vida divina, pelo batismo. Esta vocação desdobra-se em carismas vocacionais específicos e diversificados: na vida cristã, na vida consagrada e no ministério ordenado.
A missão antes de ser uma tarefa a ser cumprida, é uma vida (humana e divina) a ser vivida. Esse chamado é pessoal, intransferível. Nele se encontra a realização de nossas vidas. Antes, portanto, de fazermos missão, somos missão. Aqui está o grande segredo da missão de Jesus: Ele sempre se fez missão e nunca fez missão. Nós sempre queremos fazer missão e esquecemos de ser missão.
A exemplo de Jesus precisamos fazer da nossa vida uma missão, para assim contagiarmos aqueles que encontramos no nosso cotidiano no nosso caminho. Precisamos ter os mesmos sentimentos de Jesus: “anunciar a chegada do reino como perdão e misericórdia que se estende a todos os homens e mulheres, também aos impuros e pecadores, e cuja presença é manifesta por sinais bem concretos que repercutem na ordem social de seu tempo (acolher o leproso, curar os doentes, comer com os pecadores...) (cf. nº 29 Doc. 40 CNBB)”.
Missão implica em: relação com Deus, com as pessoas e com a natureza, ou seja, é uma comunhão total com O Pai e com toda sua criação. É uma relação de amor na qual o Espírito Santo dá sentido à vida nos impulsionando para o outro.
A promoção humana, o empenho pela justiça e a paz no mundo são elementos integrantes da missão.
Por isso somos chamados a ver com olhos de irmãos e de irmãs que se debruçam sobre “as alegrias e sofrimentos, impasses e saídas, pobreza e tentativas de superá-las, os gritos, clamores e silêncios da humanidade. Ver o mistério do pecado, da iniqüidade que submete e exclui”.
Deus quer que seus filhos dispersos formem o “Povo de Deus”, que sejam comunidade. Sendo assim, somos convidados a transformar essa realidade, fazendo com que o plano salvífico de Deus continue acontecendo em todos os cantos e com todos povos, fazendo acontecer já aqui na terra o Reino tão sonhado e desejado por todos.

Nenhum comentário:

Escreva para nós:

Escreva para nós:
jornalmariaquiteria@hotmail.com